quarta-feira, 31 de março de 2010

Honda U3-X - Nova tecnologia ...e de ponta!

O Honda U3-X representa o conceito de mobilidade pessoal, permitindo o condutor movimentar-se em qualquer direcção, desde para trás, para a frente, para os lados e até na diagonal. Para tal, basta inclinar-se ligeiramente na direcção desejada.

O dispositivo possui uma leve e compacta roda, mas também um braço extensível e apoios para os pés e para nos sentarmos-nos.

A Bateria de polimeros de lítio fornece energia para uso até uma hora e pode ser carregada numa tomada convencional do escritório.

Pesa cerca de 22kg e o U3-X aproveita o equilíbrio desenvolvido pela Honda no estudo do ASIMO (robot bipede humanoide).

Para realizar toda a liberdade de movimentos, a Honda criou uma roda motriz omnideirecional especial, com motores no sentido normal de deslize (Honda Omni Traction Drive System).

Os movimentos na diagonal são concretizados por uma excelente coordenação desta roda única.

Alem do compacto tamanho e de uma roda inovadora, o U3-X é também muito simples de utilizar e o banco está de tal forma que coloca o olhar do condutor mais ou menos ao nível de uma pessoa que esteja de pé.

Este é um pequeno resumo do vídeo que, apesar de estar em Inglês, é bastante esclarecedor. Vejam com atenção:

sexta-feira, 26 de março de 2010

"Os Perigos da Internet"




Como estivemos a aprender, a Internet não é um meio com uma total segurança, por isso, devemos ter alguns cuidados que são fundamentais para a nossa segurança:


Cuidados a ter quando estamos a navegar na Net:

  • Nunca deves fazer amizades com pessoas que não conheces através da Internet;
  • Não deves enviar fotografias tuas, por e-mail, a pessoas que não conheces pessoalmente;

  • Nunca devem divulgar informações pessoais que sirvam para os identificar, tal como nomes, endereços, o nome da escola que frequentas ou números de telefone;

  • Não deves fazer transferência de ficheiros ou fotografias de uma fonte desconhecida, já que podem ser imagens pornográficas;

  • Nunca deves responder a mensagens insinuantes, obscenas, agressivas, ou de cunho sexual, que apareçam em publicidade electrónica.

  • Nunca confies no que um estranho diz quando comunicas através da Internet.


Cuidados a ter com os e-mails:

  • Não deves abrir ficheiros ou executar programas em anexo sem ter a certeza que não se trata de algum vírus ou programa malicioso;

  • Não cliques em links que possam aparecer no conteúdo da mensagem de correio electrónico, é aconselhável copiar o link e abrir num browser;

  • Desconfia sempre dos ficheiros enviados em anexo, mesmo que a origem seja conhecida. Isto devido ao endereço do remetente poder ter sido forjado, trata-se de um esquema utilizado por intrusos;

  • Tem atenção quando fores confrontado com mensagens de correio electrónico, estas podem ter um conteúdo alarmante sobre informação falsa acerca de um vírus. Caso tal aconteça, antes de propagar esse informação para outros contactos, deves consultar outras fontes para verificar se o alerta é legitimo.


Burlas on-line (Pishing):

Caso tu não saibas, o Pishing é uma das principais preocupações ao nível da segurança informática que se baseia no envio de um e-mail fraudulento com o objectivo de obter códigos de acesso e dados financeiros.


  • Nunca envies informações pessoais que sejam solicitadas por e-mail tal como, o n.º do cartão de crédito, password, nomes;

  • Certifica-te que o teu browser está actualizado e se possui software Microsoft, como o Internet Explorer;

  • Consulte os extractos das suas contas bancárias regularmente. Se encontrar algum movimento estranho contacte imediatamente o BPI, o Anti-Phishing Working Group gere um site com muita informação sobre estas práticas fraudulentas.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fraudes na Net - o Livro

Deixo-vos aqui o link para um site Português bastante útil, em várias aspectos.

http://www.consumidor.pt/


Relativamente ao tema do trabalho para avaliação "Hackers", espero que o livro (que podem fazer Download gratuito) "O Livro Negro dos esquemas e Fraudes na Net" possa ser útil.  

Bons trabalhos!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Comentário ao filme "Hackers"


Honestamente eu nunca tinha ousso falar em Hackers, mas com o filme comecei a perceber que existem pessoas que ultrepassam barreiras até mesmo com alta segurança.

Por vezes isso é bom como foi exemplo neste filme, porque assim podem-se descobrir vigarices.

Por outro lado é mau, porque há pessoas com mau intimo e que andam a mexer nas nossas coisas e que têm acesso a tudo o que fazemos e que depois nos podem fazer mal, a nós e quem está à nossa volta.

Mas como em tudo na vida os "Hackers" têm coisas boas e coisas más.