quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Influência das TIC na guerra


Robô mata 9 e fere gravemente 14 em teste militar

Uma arma robô matou nove pessoas e feriu gravemente outras 14 em um teste em uma base militar na África do Sul na última sexta-feira. A máquina de combate anti-aéreo começou a atirar sem o comando humano obrigatório, de acordo com a Wired.

O equipamento foi desenvolvido para identificar alvos e se posicionar sozinho, precisando apenas de um comando humano para começar a atirar. Uma possível falha de software causou que o equipamento atirasse sem autorização. A Força Nacional de Defesa da África do Sul está investigando as causas do acidente.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2007756-EI8328,00.html



Robô com metralhadora patrulha ruas do Iraque



Pela primeira vez robôs armados estão sendo utilizados em zonas de guerra: o exército americano colocou três máquinas com metralhadoras para transitar pelo território ocupado do Iraque.
Os SWORDS são versões modificadas dos robôs para desativação de bombas utilizados no Iraque e estão prontos desde 2004. Todavia, anteriormente existia preocupação ao enviá-los ao campo de batalha, já que as máquinas possuíam a tendência de se descontrolar de tempos em tempos.
Recebendo comandos via rádio, os robôs também corriam o risco de perder o sinal e responder às ordens com uma demora de até 8 segundos, o que é um atraso grande durante o combate. Através de um comando, agora, será possível desativar a máquina caso esta enlouqueça.

Trabalho realizado por:
Adão Pereira
André Mendes
Andreia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.