quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Nova tecnologia permite criar ecrãs flexíveis.

Micro-díodos inorgânicos podem ser impressos em suporte de vidro, plástico ou borracha.

Uma nova tecnologia permite produzir díodos luminescentes ultrafinos para criar novas perspectivas e grandes ecrãs planos flexíveis, impossíveis de produzir com as tecnologias existentes.
 
A descoberta é de um grupo de cientistas norte-americanos da Universidade do Illinois (Estados Unidos da América), chineses da Universidade Tsinghua de Pequim e singapurenses do Instituto de Alto Desempenho. O estudo foi publicado sexta-feira na revista «Science».


Estes micro-díodos inorgânicos (à base mineral) são cem vezes mais pequenos do que os utilizados actualmente e podem ser impressos em suporte de vidro, plástico ou borracha, explicam os autores da descoberta.
Esta tecnologia tem como possíveis aplicações a iluminação de grandes painéis em torno do objecto que se pretende iluminar, ecrãs televisivos de alta definição ou ainda consolas de jogos, bem como a monitorização dos sinais vitais de doentes.
Os díodos inorgânicos são mais luminosos e resistentes e têm mais longevidade do que os díodos luminescentes orgânicos (à base de carbono ou plástico).
Os cientistas dizem ser capazes de combinar as qualidades dos dois tipos de díodos graças a esta nova tecnologia.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34325&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.